A educação infantil é um período crucial no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.
E uma das ferramentas mais importantes para o sucesso nesse processo é a implementação de uma rotina bem estruturada.
Uma rotina consistente ajuda as crianças a se sentirem seguras e organizadas. Isso lhes dá a sensação de previsibilidade e estabilidade, tornando o ambiente escolar um lugar seguro e acolhedor para elas.
Além disso, uma rotina ajuda as crianças a desenvolver habilidades de autocontrole, que são essenciais para o sucesso acadêmico e pessoal.
Uma rotina também permite que as crianças aprendam a gerenciar melhor o tempo.
Elas aprendem a identificar e respeitar limites, o que as ajuda a se concentrar nas atividades em que estão envolvidas.
Isso também pode ajudar a evitar distrações e aumentar a produtividade.
Outra vantagem importante da rotina é que ela ajuda a desenvolver a disciplina.
As crianças aprendem que certas atividades precisam ser realizadas regularmente e dentro de um prazo.
Isso lhes ensina a importância de serem responsáveis e pontuais.
É importante destacar que a rotina não deve ser vista como uma camisa de força para as crianças.
É importante permitir flexibilidade para que elas possam explorar seus interesses e ter experiências variadas.
No entanto, uma estrutura básica deve ser mantida para garantir que as crianças estejam sempre cientes do que é esperado delas.
Além disso, uma rotina bem estruturada também ajuda os pais e os professores a trabalharem juntos de forma mais eficaz.
Ao seguir uma rotina consistente, os pais podem se sentir mais confiantes em relação ao que seus filhos estão fazendo na escola e podem ter uma melhor comunicação com os professores.
Isso também ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade em relação ao desenvolvimento das crianças.
Em resumo, a implementação de uma rotina bem estruturada é essencial para o sucesso da educação infantil.
Ela ajuda as crianças a se sentirem seguras, organizadas e disciplinadas, além de desenvolver habilidades importantes de autocontrole e gerenciamento de tempo.
Por isso, é importante que os pais e professores trabalhem juntos para criar uma rotina que seja adequada às necessidades das crianças, permitindo flexibilidade e variedade de experiências, mas mantendo a consistência e a previsibilidade.

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As atividades lúdicas desempenham um papel fundamental no aprendizado das crianças pequenas.
Brincadeiras e jogos oferecem oportunidades para o desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional das crianças, além de ajudar a aprimorar habilidades importantes, como resolução de problemas, criatividade, comunicação e cooperação.
Ao se envolver em atividades lúdicas, as crianças aprendem a explorar o mundo ao seu redor, aprimoram sua curiosidade natural e descobrem novas maneiras de pensar e resolver problemas.
Além disso, a ludicidade pode ajudar a tornar o aprendizado mais divertido e envolvente para as crianças, aumentando sua motivação e interesse em aprender.
Por essas razões, as atividades lúdicas são altamente recomendadas para crianças pequenas em idade pré-escolar e devem ser incorporadas como parte integrante de suas experiências educacionais.
Alguns exemplos de atividades lúdicas para crianças pequenas:
Existem muitas atividades lúdicas que podem ser adequadas para crianças pequenas, aqui estão alguns exemplos:
Jogos de memória: As crianças adoram jogos de memória, que ajudam a melhorar a concentração e a memória.
Quebra-cabeças: Quebra-cabeças ajudam a desenvolver habilidades motoras finas e aprimorar a resolução de problemas.
Brincadeiras de imitação: Brincar de ser outra pessoa ou imitar animais e objetos ajuda as crianças a desenvolverem sua imaginação e criatividade.
Jogos de construção: Blocos, legos e outras peças de construção ajudam a aprimorar a coordenação motora e a criatividade.
Atividades de artes e artesanato: Pintura, desenho, modelagem com argila, recorte e colagem estimulam a criatividade e desenvolvem habilidades motoras finas.
Brincadeiras ao ar livre: Jogar bola, correr, pular corda, brincar de pega-pega, ajuda a desenvolver habilidades físicas e sociais.
Jogos de tabuleiro: Jogos como dominó, jogo da memória, jogos de encaixe e outros jogos de tabuleiro ajudam a desenvolver habilidades cognitivas, como a resolução de problemas e a estratégia.
Leitura de histórias: Ler histórias para as crianças ajuda a desenvolver a imaginação, o vocabulário e a compreensão da linguagem.
Essas são apenas algumas ideias, mas existem muitas outras atividades lúdicas que podem ser adequadas para crianças pequenas. O importante é escolher atividades que sejam divertidas e adequadas à idade e aos interesses das crianças.

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As atividades ao ar livre são uma ótima opção para estimular o desenvolvimento das crianças na educação infantil.
Além de proporcionar momentos de diversão, o contato com a natureza é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos pequenos.
Mas como planejar atividades ao ar livre para crianças na educação infantil?
Neste artigo, vamos dar algumas dicas para ajudar nesse processo.
Escolha um local seguro
Antes de tudo, é importante escolher um local seguro para as atividades.
Certifique-se de que não há riscos de acidentes e de que o espaço é adequado para as crianças.
Defina o objetivo da atividade
O segundo passo é definir o objetivo da atividade ao ar livre.
O que você quer que as crianças aprendam ou desenvolvam durante a atividade?
É importante que o objetivo seja claro para que os educadores possam planejar a atividade de acordo com ele.
Considere a idade das crianças
É importante considerar a idade das crianças na hora de planejar as atividades ao ar livre.
Atividades mais simples e adequadas para crianças menores podem ser muito difíceis para crianças mais velhas.
É importante que as atividades sejam desafiadoras, mas também adequadas ao nível de desenvolvimento das crianças.
Escolha atividades adequadas
Existem muitas atividades ao ar livre que podem ser realizadas na educação infantil, desde jogos de corrida até atividades de exploração da natureza.
É importante escolher atividades que sejam adequadas para o objetivo definido e para a idade das crianças.
Leve em conta o clima
O clima pode influenciar muito nas atividades ao ar livre.
É importante que os educadores verifiquem as condições climáticas antes de planejar as atividades.
Em dias muito quentes, por exemplo, é importante garantir que as crianças estejam bem hidratadas e protegidas do sol.
Promova a segurança
A segurança é fundamental em atividades ao ar livre.
Certifique-se de que as crianças estejam sempre sob supervisão de um adulto responsável e que todos estejam usando equipamentos de proteção adequados, como capacetes e protetores solares.
Existem diversas atividades que podem ser realizadas com crianças pequenas ao ar livre.
Algumas sugestões incluem:
1. Passeios em parques ou trilhas na natureza, onde as crianças podem explorar o ambiente e observar plantas e animais.
2. Brincadeiras de esconde-esconde, pega-pega, bola e outras atividades físicas que promovam o movimento e a coordenação motora.
3. Piqueniques ao ar livre, onde as crianças podem aprender sobre alimentação saudável e compartilhar momentos em família ou com amigos.
4. Atividades de arte, como desenho com giz de cera ou pintura com tinta a dedo, que possam ser realizadas em espaços abertos e que estimulem a criatividade.
5. Caça ao tesouro, onde as crianças precisam procurar pistas e objetos escondidos em diferentes partes do ambiente externo.
6. Atividades de jardinagem, onde as crianças podem aprender sobre plantas e cultivar suas próprias hortas ou jardins.
7. Observação de nuvens e estrelas, onde as crianças podem aprender sobre o céu e as constelações.
Divirta-se!
Por fim, não se esqueça de que a diversão é o principal objetivo das atividades ao ar livre na educação infantil.
Garanta que as atividades sejam divertidas e que as crianças possam aproveitar ao máximo o contato com a natureza.
Com essas dicas, planejar atividades ao ar livre para crianças na educação infantil se torna muito mais fácil e seguro.
Lembre-se de que o contato com a natureza é fundamental para o desenvolvimento das crianças e que as atividades ao ar livre podem ser uma ótima opção para estimular a criatividade, a coordenação motora e o convívio social.

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A alimentação saudável é essencial para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças na educação infantil. Uma dieta equilibrada, rica em nutrientes e vitaminas, contribui para o crescimento saudável, previne doenças e melhora o desempenho escolar. No entanto, muitos pais e educadores ainda enfrentam dificuldades para oferecer uma alimentação saudável para as crianças.
Neste artigo, vamos apresentar dicas e orientações para garantir uma alimentação saudável para as crianças na educação infantil. Acompanhe!
1. Varie o cardápio
Um dos principais desafios para oferecer uma alimentação saudável para as crianças é a variedade. É comum que elas tenham preferência por alguns alimentos e rejeitem outros. Por isso, é importante variar o cardápio e oferecer opções saudáveis e saborosas.
Inclua frutas, verduras, legumes, cereais, proteínas e laticínios no cardápio diário. Ofereça alimentos de diferentes cores, texturas e sabores, para estimular a curiosidade e o paladar das crianças. Além disso, evite alimentos industrializados, ricos em açúcar, sódio e gorduras saturadas.
2. Estabeleça horários e porções adequados
Estabelecer horários e porções adequados para as refeições é fundamental para manter uma alimentação saudável na educação infantil. As crianças devem fazer de 5 a 6 refeições por dia, incluindo café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, se necessário.
As porções devem ser adequadas à idade e às necessidades nutricionais de cada criança. O ideal é oferecer porções menores e mais frequentes ao longo do dia, para evitar a fome e a ansiedade. Além disso, é importante estabelecer horários regulares para as refeições, para que as crianças criem uma rotina alimentar saudável.
3. Incentive a participação das crianças no preparo das refeições
Incentivar a participação das crianças no preparo das refeições é uma ótima estratégia para estimular o interesse pela alimentação saudável na educação infantil. Permita que elas escolham os alimentos, lavem as frutas e verduras, ajudem no preparo dos pratos e até mesmo plantem uma horta.
Além de estimular a curiosidade e a criatividade das crianças, essa prática também ajuda a aumentar o consumo de alimentos saudáveis e a reduzir o desperdício. Afinal, as crianças tendem a se interessar mais por alimentos que elas mesmas ajudaram a preparar.
4. Ofereça água e sucos naturais
A hidratação é outro aspecto importante da alimentação saudável na educação infantil. As crianças devem beber água ao longo do dia para manter o corpo hidratado e saudável. Evite refrigerantes, sucos industrializados e bebidas açucaradas, que são ricos em açúcar e calorias vazias.
Ofereça sucos naturais, água de coco e chás sem açúcar como opções saudáveis de hidratação. Além disso, é importante incentivar as crianças a beber água durante as refeições e ao longo do dia, para manter o corpo hidratado e saudável.
5. Crie um ambiente agradável para as refeições
Criar um ambiente agradável para as refeições é fundamental para garantir uma alimentação saudável na educação infantil. Escolha um local tranquilo e confortável para as refeições, com uma decoração alegre e colorida. Evite distrações como televisão, celulares e tablets durante as refeições.
Além disso, é importante promover um clima de descontração e convivência durante as refeições. Incentive as crianças a conversarem entre si e com os adultos, para que elas associem as refeições a momentos agradáveis de convivência e aprendizado.
Conclusão
A alimentação saudável é fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças na educação infantil. Para garantir uma dieta equilibrada e saudável, é importante variar o cardápio, estabelecer horários e porções adequados, incentivar a participação das crianças no preparo das refeições, oferecer água e sucos naturais e criar um ambiente agradável para as refeições.
Com essas dicas e orientações, pais e educadores podem contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças na educação infantil e promover hábitos alimentares saudáveis desde cedo.





O Jardim 1 e 2 correspondem ao segundo ciclo da Educação Infantil, destinado a crianças de 3 a 5 anos. Nessa fase, as crianças estão em um período importante de desenvolvimento, e é fundamental oferecer atividades que estimulem sua curiosidade, criatividade, imaginação e autonomia.
Entre as atividades que podem ser incluídas nos planejamentos para o Jardim 1 e 2, destacam-se:
Atividades de leitura e contação de histórias, que estimulem o interesse pela literatura infantil e desenvolvam a linguagem e a imaginação das crianças;
Jogos e brincadeiras que estimulem a socialização, a cooperação e o desenvolvimento motor e cognitivo;
Atividades sensoriais, que envolvam a exploração de diferentes texturas, cores, formas e sons, e estimulem o desenvolvimento dos sentidos;
Atividades de arte, como pintura, desenho, colagem e modelagem, que estimulem a criatividade e a expressão artística das crianças;
Atividades de música, que desenvolvam a percepção sonora, a expressão corporal e a sensibilidade musical das crianças;
Atividades de matemática, que explorem conceitos numéricos, geométricos e de medida de forma lúdica e prazerosa;
Atividades de ciências, que explorem conceitos relacionados ao meio ambiente, ao corpo humano, à natureza e ao universo, de forma a estimular a curiosidade e o interesse pelas ciências;
Atividades de culinária, que envolvam a participação das crianças na preparação de receitas simples e saudáveis, estimulando a autonomia e o interesse pela alimentação saudável.
Além disso, é importante que os planejamentos para o Jardim 1 e 2 incluam momentos de rotina, como a hora do lanche, do descanso e da higiene pessoal, de forma a desenvolver a autonomia e a responsabilidade das crianças em relação aos cuidados com o próprio corpo e ao convívio em grupo.
Os planejamentos devem ser adaptados às necessidades e habilidades de cada grupo de crianças, respeitando suas individualidades e oferecendo desafios adequados ao seu nível de desenvolvimento. É importante também que os professores estejam sempre atentos às atividades que despertam mais interesse e envolvimento das crianças, de forma a adaptar e modificar os planejamentos sempre que necessário.




Esta atividade sensorial é indicada para crianças na fase pré-escolar. É uma técnica baseada no método montessori e tem como finalidade trazer calma, concentração e tranquilidade para as crianças.
Neste post iremos te mostrar como fazer um pote da calma, te explicar como ele funciona e como fazer para dar certo. Atividade sensorial para crianças - pote da calma

Como eu faço o meu pote da calma?

1 pote de vidro ou garrafa de plástico com tampa.
1 colher de sopa de cola transparente ou cola glitter
Água quente (quantidade necessária para encher o pote) Glitter (quanto achar necessário)
Corante alimentício (quanto achar necessário)
Acessórios como miçangas, lantejoulas, orbeez, etc…

Modo de preparo do pote da calma:

Coloque no pote ou garrafa a água quente. Não encha demais, pois serão adicionados mais elementos no pote. Em seguida adicione a cola transparente ou cola glitter e mexa bem. Depois que estiver bem misturado comece a enfeitar o seu pote com glitter, corante e os acessórios.
Importante: assim que finalizado, se atente em fechar bem o pote, não pode conter nenhum vazamento. Se você perceber que a tampa não está muito fixa, cole com cola instantânea e deixar secar bem antes de entregar para a criança.
Neste vídeo feito pelo Canal da Brenda TV é explicado o passo a passo de como fazer o pote da calma.

Como funciona o pote da calma

O pote da calma transmite uma sensação de tranquilidade para a criança através dos elementos que se movem dentro dele. Com essa movimentação dos elementos, a criança se concentra no que está acontecendo e tira o foco do momento de stress ou frustração que está passando.
Mas para que você e a criança tenha sucesso nessa atividade, você precisa se atender em alguns pontos que iremos te mostrar a seguir.

Como fazer para o pote da calma dar certo

Para que o pote da calma de certo, e que você tenha sucesso em tranquilizar a criança na hora de momentos difíceis, você precisa se atentar a estes pontos.
Antes de oferecer o pote da calma, certifique-se que você esteja calma perante a situação de birra da criança. Lembre-se que as crianças aprendem pelo exemplo e repetição. Então antes de oferecer o pote da calma, respire fundo!
Ao oferecer o pote da calma para criança, oriente ela a fazer uma respiração mais pausada e funda, mexa o pote, afim dos elementos se movimentarem e mostre a ela. Aos poucos a criança vai se acalmar.
Nunca associe o pote da calma como um castigo. E sim como um momento de reflexão e tranquilidade.





A criança aprende muito e mais dos 0 a 5 anos do que todo o resto da sua vida.
Quanto mais experiências positivas a criança vivencia na sua infância, mais saudável será sua vida adulta.
Somos reflexos daquilo que experenciamos no decorrer de nossa infância.
Professores e famílias precisam contribuir muito para o desenvolvimento emocional da criança, elogiar, incentivar, encorajar, são ações fundamentais para seu crescimento.
Além de aspectos emocionais que envolvam frustações, limites, servem para fortalecer suas emoções.
Na Educação Infantil os planejamentos precisam ser ricos em experiências que promovam a interação e a brincadeira, são nas interações sociais que as conexões neuro emocionais vão sendo construídas e a importância de ações significativas e prazerosas são essenciais para o desenvolvimento sadio deste ser humano.





Você terá acesso a um Modelo de Planejamento Semanal Grátis com 21 Atividades significativas para Maternal 1 e 2, turma de 1 a 3 anos.
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Resumo:


Sendo a Educação Infantil a fase inicial da vida escolar da criança, necessário se torna que os profissionais envolvidos neste processo – especialmente educadores – apresentem aspectos condizentes à realidade em questão. Certas características devem ser observadas ao se contratar este profissional e eticamente falando – ao assumir a responsabilidade de se trabalhar com crianças. Foram elencadas abaixo vinte dicas e características que um profissional deve ter para realizar um trabalho prazeroso e significativo com crianças pequenas.
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Resumo:


Questionando-se qual é a influência do lúdico no desenvolvimento infantil? E como deve ser trabalhada a ludícidade na educação básica? Objetivou-se diagnosticar a importância do lúdico na educação básica. Pretendeu-se valorizar o lúdico, oportunizando crescimentos importantes para a criança e facilitando o processo ensino aprendizagem onde o educador ocupa lugar principal, pois, transformará estes momentos lúdicos em aprendizagens, onde a criança interagirá com prazer. Partiu-se da hipótese que ludicidade por meio das brincadeiras e dos jogos servem de ferramentas pedagógicas para o processo de aprendizagem das crianças. Para responder as questões utilizamos como referencial teórico autores renomados como Bemvenuti (2013), Coria-Sabine e Lucena (2009) e Rau (2011) entre outros citados nas referências onde pudemos discutir sobre o brincar na educação. Utilizamos à revisão bibliográfica em livros, teses e periódicos da internet como metodologia para contemplar o processo da aprendizagem que ocorre por meio da ludicidade nas brincadeiras e jogos na educação básica.
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Como é ? Como deveria ser ?


Entendendo que a educação é a sustentabilidade de uma nação e que os avanços matemáticos influenciam na vida organizacional do planeta é que esta pesquisa vem buscar o entendimento dos conceitos matemáticos que os pequenos produzem na educação infantil, analisando os avanços que a Matemática pode desenvolver nas crianças nessa etapa educacional.

Como é? Como deveria ser?



Este trabalho tem como objetivo descrever a contribuição pedagógica do jogo e da brincadeira na educação infantil..

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O presente trabalho se volta a uma análise reflexiva sobre a Proposta Pedagógica utilizada na educação infantil no Brasil..

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Escolhemos a Arte, pois este tema nos causou dúvidas durante a prática pedagógica, em nossa graduação vimos que a Arte é muito importante e tem uma metodologia de trabalho a ser seguida, explora diversas questões, têm objetivos e conteúdos específicos a serem trabalhados..

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Este trabalho discute a questão da concepção da infância na atualidade, a partir da perspectiva social e educacional, de modo a focalizar qual o conceito que ambas trazem sobre a infância..

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