Planejamento Semanal - Planos de Aulas

Modelo de Planejamento Semanal para educação infantil, plano de aula com atividades lúdicas para berçário, planejamento para maternal 1 e 2, planejamento para jardim 1 e 2.

Avaliação: 4.9

Planejamento Semanal


Sabemos da dificuldade e do tempo que se leva para a elaboração de um planejamento semanal com atividades lúdicas que englobem eixos, conceitos, objetivos, linguagens e as vivências, de uma forma clara e objetiva e que contribua para o desenvolvimento integral da criança.
Atualmente os currículos e os projetos pedagógicos das instituições, seguem parâmetros curriculares nacionais, assim como nosso planejamento semanal para educação infantil, pautado no que rege a lei vigente.

Quando implantada a Base Nacional Comun Curricular, nossos materiais serão atualizados e você não perde nada adquirindo agora, com seu LOGIN e SENHA você terá todas as mudanças que se farão necessárias para se adequar a lei.
Acesse nossos Planejamentos Semanais:


Planejamento para Berçário

Planejamento para Maternal 1 e 2

Planejamento para Jardim 1 e 2


Depoimentos:


Cristina Stauffer

Recebi o e-mail com o login e senha dos ebooks, exelentes! Obrigada!

Roberta Valdetaro

Meus parabéns pelo trabalho, será de grande valor. Obrigada...


Modelo de Planejamento Semanal para educação infantil

Segue logo abaixo um Modelo de Planejamento Semanal para Maternal 1 - para crianças de 1 a 2 anos.
Ele serve como modelo e temos certeza que ajudará muito na sua prática diária com as crianças.

Eixos Norteadores:
Interações e Brincadeiras





  • Ampliar o círculo de relações sociais;
  • Fortalecer os vínculos afetivos familiares;
  • Iniciar a aprendizagem de normas sociais e de convivência;
  • Desenvolver a percepção auditiva;
  • Estabelecer relações entre objetos e palavras;
  • Desenvolver o tempo de atenção e concentração;




  1. Matemática
  2. Artes
  3. Música
  4. Natureza e Sociedade
  5. Movimento
  6. Linguagem




Semana: Segunda-Feira - 1ª Atividade


6.Linguagem 2.Artes

Hora do sono cantar a música:
A senhora tartaruga passeia pelo jardim mexendo o rabinho, pirimpimpim...
(mexa a cintura)
Ela tira o sapato, e depois a meinha, pirimpimpim...
(tire seu sapatos e meias)
E deita-se para dormir, pirimpimpim...
(deitar no colchão)


Imagem Ilustrativa




Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral;




Semana: Segunda-Feira - 2ª Atividade


6.Linguagem

Peça as crianças para sentarem em círculo em grupos de quatro ou cinco.
Diga:
Este brinquedo é para a Ana, por favor, passem para ela (pelo círculo) até que chegue a ela.
Para recebê-lo, cada criança deverá dizer:
Dê-me o brinquedo da Ana, e uma vez recebido deverá dizer, Obrigado!
Se houver algum erro o jogo deverá começar novamente.
Quando o brinquedo chegar a seu destino todas as crianças poderão aplaudir.


Imagem Ilustrativa




Interiorizar certas regras de cortesia;




Semana: Segunda-Feira - 3ª Atividade


6.Linguagem

Com Fantoches:
Dois animais querem cruzar uma ponte estreita em sentidos opostos, levando cada um deles uma carga pesada, por exemplo, de frutas.
Ao se encontrarem no meio da ponte, discutem sobre quem deve retroceder para dar passagem ao outro.
Depois de expor argumentos como eu cheguei primeiro, eu sou mais importante ou eu tenho mais necessidade, um deles cede e volta atrás, com o compromisso de que na próxima vez o outro animal é que deverá dar passagem.


Imagem Ilustrativa




Permitir à criança explorar condutas justas e injustas e a solução pacífica de diferenças;




Semana: Segunda-Feira - 4ª Atividade


6.Linguagem 2.Artes 1.Matemática 5.Movimento

Modelagem com argila.
Peça para as crianças produzirem objetos com argila e enumere a quantidade produzida.


Imagem Ilustrativa




Noção de quantidade; Desenvolvendo a criatividade; Contato com elementos naturais;




Semana: Terça-Feira - 1ª Atividade


6.Linguagem 4.Natureza e Sociedade

Com fantoche, algum personagem engraçado:
Esse amigo veio nos visitar, que perguntas podemos fazer a ele?
Simule uma voz diferente da sua para fazer o fantoche falar.
Entabule a conversação de forma divertida.
O fantoche faz algumas perguntas para você:
Qual o seu nome?
Quantos anos você tem?
Do que gostaria de brincar?
Responda a todas elas e, em seguida, peça à criança que faça outras perguntas para o fantoche.
O fantoche pode fazer novas perguntas e a criança deve responder e fazer outra pergunta ao fantoche e, assim, sucessivamente.


Imagem Ilustrativa




Motivar o diálogo e a interação verbal;




Semana: Terça-Feira - 2ª Atividade


6.Linguagem 4.Natureza e Sociedade

Contos Infantis e figuras de revistas:
Procure imagens de situações de conflitos para as crianças, por exemplo, sua bexiga estourou, seu sorvete caiu no chão, sua perna machucou-se, seu copo de refrigerante virou, tiraram dela o balanço, etc...
Observe as imagens selecionadas e pergunte à criança:
Do que você acha que João precisa?
Como você poderia ajudar a resolver o seu problema?
Acha que ele deveria pedir ajuda?
Como você pediria ajuda se estivesse numa situação parecida?


Imagem Ilustrativa




Favorecer o estabelecimento de relações entre uma ação e outra e, ao mesmo tempo, desenvolver a competência linguística da criança;




Semana: Terça-Feira - 3ª Atividade


6.Linguagem 4.Natureza e Sociedade 5.Movimento

Com objetos de diferentes utilidades:
Pincel, peneira, tesoura, prato, xícara, barbante, anel, etc..
Coloque sobre uma mesa vários objetos e peça à criança que entregue a você por exemplo a peneira e o prato.
Uma variação dessa atividade é deixar que a criança observe por alguns segundos os objetos, cobrindo-os depois com um cobertor, para que a criança nos diga de quais objetos ela se lembra.
Outra variação do jogo é excluir um objeto, pedindo à criança que identifique o objeto faltante.


Imagem Ilustrativa




Ampliar o vocabulário e desenvolver a memória;




Semana: Terça-Feira - 4ª Atividade


6.Linguagem 4.Natureza e Sociedade 5.Movimento

Brinquedos variados, como bichinhos de pelúcia, brinquedos pequenos de arrastar, carrinhos, cubos de madeira, bola, pião, etc...
Construa com a criança um trenzinho de brinquedos e brinque de dizer o nome de cada um deles.
Vá dizendo os nomes dos brinquedos em um sentido e depois no outro.
Mude a ordem dos brinquedos e peça a ela que diga mais rápido os nomes dos brinquedos, indo e voltando.
Uma variação desse jogo é fazê-lo com os utensílios de cozinha.
Isso divertirá muito as crianças.


Imagem Ilustrativa




Ampliar o vocabulário e desenvolver o tempo de atenção em uma mesma atividade;




Semana: Quarta-Feira - 1ª Atividade


6.Linguagem 5.Movimento 3.Música

O que é que faz um som assim?
Com um aparelho de som, com gravações de sons do entorno:
Buzinas de carros, ruídos de caminhões, campainhas de telefone e de casa, sinos, ruído do aspirador de pó, som de avião, passarinhos cantando, fonte de água, chuvas com trovões, etc...
Diga em voz alta a seguinte instrução:
Quero que escute com atenção cada um dos sons do CD.
Veja se pode adivinhar o que faz esse som?
Você pode recordar onde escuta esse som?
Toque o CD num lugar tranquilo, onde a criança possa escutar sem a interferência de outros ruídos.
Ajude-a descobrir aqueles sons que não possa identificar.


Imagem Ilustrativa




Apoiar a diferenciação de sons do entorno;




Semana: Quarta-Feira - 2ª Atividade


6.Linguagem 4.Natureza e Sociedade

Sou amigo dos insetos:
Com um palito de picolé e uma lupa para observar os insetos.
Convide as crianças para o pátio a recolher as folhas secas do jardim, para encontrar alguma joaninha ou outro inseto pequeno escondido entre as plantas.
Acompanhe-a na sua busca.
Durante a busca, aproveite para enriquecer seu vocabulário, ensinando-lhe o nome de tudo que ela observa.
Será uma boa oportunidade para transmitir a ela o respeito e cuidado que merecem os insetos.


Imagem Ilustrativa




Favorecer a exploração do entorno natural e o cuidado com os insetos, animais e plantas;




Semana: Quarta-Feira - 3ª Atividade


6.Linguagem 5.Movimento 3.Música

No pátio ao ar livre:
Convide as crianças para brincar de lobo.
Deverão segurar nas mãos dos outros e formar uma roda.
Você fará primeiro o papel de lobo para demonstrar o jogo.
Em seguida cante:
“Brinquemos no bosque Enquanto Seu lobo não vem”
Se o lobo aparecer:
Inteiros irá nos comer O que está fazendo, lobinho?
Lobo:
Estou colocando as meias!
“Brinquemos no bosque Enquanto Seu lobo não vem”
Realize todos os movimentos de vestir-se.
Quando o lobo estiver pronto, deverá sair para perseguir os porquinhos.
A primeira criança que é apanhada transforma-se no lobo e o jogo se repete a partir da ciranda.


Imagem Ilustrativa




Aperfeiçoando a corrida e o jogo grupal;




Semana: Quarta-Feira - 4ª Atividade


6.Linguagem 5.Movimento

Atividade ao ar livre, sobre um gramado:
Uma prancha para caminhar com 2 metros de comprimento por 20 cm de largura, a qual deve ser colocada a 10 cm do solo, suspensa sobre dois pequenos suportes, colocados nas extremidades dela.
Instrução:
Mostre-me como você consegue andar sobre a prancha.
Você pode andar com um pé na frente do outro?
Tente andar para trás.
Você pode andar de lado?
Tente andar até a metade da prancha, dar meia-volta e retornar ao ponto de partida.
Você pode pensar em outras maneiras de atravessar a prancha!


Imagem Ilustrativa




Desenvolvendo o equilíbrio e a coragem para enfrentar desafios;




Semana: Quinta-Feira - 1ª Atividade


6.Linguagem 5.Movimento

O espelho:
Brinque que a criança é o seu espelho.
Imite seus movimentos e em seguida peça que ela imite você.
Você pode experimentar com:
Um soldado em posição de sentido (braços e mãos colocados ao corpo, pernas e pés juntos)
Uma árvore com grandes ramos estendidos (braços abertos esticados, pernas abertas)
Um flamingo rosado (parado em um só pé)
Uma bailarina de balé (braços e mãos estendidos para cima, na ponta dos pés)


Imagem Ilustrativa




Desenvolvendo o equilíbrio do corpo em uma posição estática;




Semana: Quinta-Feira - 2ª Atividade


6.Linguagem 5.Movimento 3.Música 2.Artes

Faço um Caracol:
Apresente a figura do caracol e converse sobre ela com as crianças.
Algumas vezes vocês já viram um caracol?
Sabem onde ele vive?
O que come?
Como ele se movimenta?
Cante a canção do caracol:
“O que faz o Sr. Caracol Quando não mostra a cara ao sol?”
Com o giz desenhe um caracol muito grande no chão.
Em seguida desenhe o caracol caminhando.
Faça-o também num papel grande.
Peça a elas que passem seu dedo indicador sobre a espiral do caracol, começando de dentro para fora.
Em seguida faça isso no ar com os olhos fechados:
Em uma direção e na oposta, com uma mão e com a outra.
Peça a elas que desenhem um caracol sobre a folha de papel grande.
Coloque à sua disposição muitas cores para que passem muitas vezes sobre o caracol.
Cante a canção enquanto realiza as atividades anteriores.


Imagem Ilustrativa




Desenvolver a coordenação dos movimentos da mão e do braço no uso do lápis de cera;




Semana: Quinta-Feira - 3ª Atividade


6.Linguagem 5.Movimento

Observação:
Esta atividade poderá ser aplicada para Maternal 2.
Alinhavo (bordar ao redor de uma figura):
Escolha uma figura por exemplo:
Um ratinho, etc.. com perfurações, feita em papelão grosso ou EVA, e lã.
Peça para as crianças passarem a lã ao redor da silhueta do ratinho.
Mostre a ação de bordar: passando por baixo, depois por cima, de cima para baixo, etc..
Entregue a silhueta e a lã para que iniciem o trabalho.
Ajude a coordenar os movimentos de bordar com a escolha de uma canção, para combinar o ritmo com a precisão do movimento.


Imagem Ilustrativa




Coordenar os movimentos mão braço e mão dedos;




Semana: Quinta-Feira - 4ª Atividade


6.Linguagem 5.Movimento 1.Matemática

Observação:
Esta atividade poderá ser aplicada para o Maternal 2 e Jardim 1.
Jogo dos dedos:
Acompanhe esse jogo com os movimentos dos cinco dedos da mão.
Faça o jogo várias vezes até que a criança possa repetir as frases sem ajuda.
“Esse dedo comprou um ovo” (mostrando o dedo mínimo)
“Esse colocou para cozinhar” (mostrando o dedo anular)
“Esse colocou o sal” (mostrando o dedo médio)
“Esse o comeu” (mostrando o dedo indicador)
“E esse acabou sem nada” (mostrando o polegar)


Imagem Ilustrativa




Conhecendo os números naturais indicando os dedos; Ampliação do vocabulário;




Semana: Quinta-Feira - 5ª Atividade


6.Linguagem 5.Movimento 4.Natureza e Sociedade

Quebra-cabeça do Corpo Humano:
Quebra-cabeça com seis a oito peças de uma figura grande do corpo humano.
Observe junto com as crianças o quebra-cabeça e deixe que ela diga os nomes das partes do corpo que conhece.
Em seguida, peça a elas que monte o quebra-cabeça.
Reforce cada uma dos nomes das partes do corpo e converse sobre a sua função.
“E esse acabou sem nada” (mostrando o polegar)


Imagem Ilustrativa




Conhecendo as partes do corpo;




Semana: Sexta-Feira - 1ª Atividade


6.Linguagem 5.Movimento 4.Natureza e Sociedade 3.Música

Jogo com rimas e trava-línguas:
Selecione rimas e trava-línguas de diversos livros de tradição oral e com eles elabore seu próprio livro, colando ilustrações dos personagens.
Repita em voz alta um trava-língua.
Faça-o várias vezes até que a criança familiarize-se com as palavras.
Pronuncie lentamente os sons e depois, pouco a pouco, vá aumentando a velocidade enfatizando os sons que se repetem.
Após haver repetido várias vezes o trava-línguas, deixe a criança tentar.
Você diz primeiro verso e a ajuda a repeti-lo.
Continue assim até que ela possa dizê-lo sem auxílio.
É importante que toda a atividade seja divertida, e não se deve forçar a criança a repetir os versos: caso ela se negue.
Brinque você com as palavras e mostre as ilustrações.


Imagem Ilustrativa




Ampliação do vocabulário;




Semana: Sexta-Feira - 2ª Atividade


6.Linguagem 5.Movimento 4.Natureza e Sociedade 3.Música

Abaixo sugerimos algumas trava-línguas com música.
Acompanhe as rimas com palmas e tapas nas pernas conforme o ritmo.
“Compadre compre-me um coco, Compadre, não compro coco Porque como pouco coco como, Pouco coco compro.”
(cantar duas vezes)
“A pia perto do pinto, o pinto perto da pia, tanto mais a pia pinga, mais o pio pinta”
“Atrás da pia tem um prato, um pinto e um gato. Pinga a pia, apara o prato, pia o pinto e mia o gato.”


Imagem Ilustrativa




Ampliação do vocabulário;




Semana: Sexta-Feira - 3ª Atividade


6.Linguagem 5.Movimento 4.Natureza e Sociedade 3.Música

O pinto pia, a pipa pinga, Quanto mais o pinto pia, Mais a pipa pinga.
O sapo dentro do saco.
O saco com o sapo dentro.
O sapo batendo papo.
E o papo do sapo soltando vento.
O doce perguntou ao doce.
Qual era o doce mais doce.
Que o doce mais doce.
Era o doce de batata-doce.
Um tigre, dois tigres, três tigres.
Um tigre, dois tigres, três tigres.
Um tigre, dois tigres, três tigres.
Priiiiim, primmmm!
- O tatu tá aí?
- Não, o tatu não tá; Mas a mulher do tatu tando.
É o mesmo que o tatu tá.


Imagem Ilustrativa




Ampliação do vocabulário;




Semana: Sexta-Feira - 4ª Atividade


6.Linguagem

Diferentes objetos familiares, como uma caneca, um prato, uma jarra, uma colher, uma boneca de pano, um fantoche, fio, lã, tesoura, etc...
Monte duas caixas.
Coisas de Cozinha:
Coisas de Costura:
Peça às crianças que peguem os objetos um a um, dizendo seu nome e para que servem, e organizando-os de acordo com seu uso.


Imagem Ilustrativa




Percepção dos diferentes objetos e seu uso;





Este planejamento (parte cheia) termologia definida por Junqueira Filho é definido pelo professor pois o mesmo conhece o que é próprio estar desenvolvendo com as crianças desta faixa etária. Lembrando que ele é flexível, deve estar aberto a agregar atividades, conceitos, projetos que surjam do interesse das crianças (parte vazia) termologia definida por Junqueira Filho.



Contemplam o planejamento todos os dias. Nestes momentos o professor deve mediar.
* Interagir com as crianças na hora da alimentação, dizendo o nome dos alimentos que lhes são oferecidos.
* Chamar a criança pelo nome;
* Incentivo ao consumo de alimentos saudáveis: verduras, frutas;
* Lavar as mão antes e depois de comer;
* Escovação;
* Nomear as partes do corpo no momento da troca;
* Incentivar a retirada da fralda;



Para baixar este Planejamento Semanal em PDF.


Baixar em PDF

Gostou do Planejamento Semanal?


Não perca tempo para ter acesso imediato.


Planejamento para Berçário

São 10 semanas - 200 Atividades.


Planejamento para Maternal 1 e 2

São 15 semanas - 375 Atividades.


Planejamento para Jardim 1 e 2

São 12 semanas - 300 Atividades.