Blog > Blog do Planejamento Infantil.


Nosso Blog

Blog do Planejamento Infantil com atividades para educação infantil, plano de aula para educação infantil, artigos para educação infantil.

Vs Desktop

Avaliação: 5 | Votos: 1.233




Blog - Categorias


Blog - Index

Artigos



Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre nossa parceria ou conheça nosso Mídia kit.


Blog - Planejamento Infantil

A importância da rotina na educação infantil



A educação infantil é um período crucial no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. E uma das ferramentas mais importantes para o sucesso nesse processo é a implementação de uma rotina bem estruturada...


Continuar lendo

Avaliação: 5 | Votos: 04


Blog - Planejamento Infantil

As atividades lúdicas são fundamentais para o aprendizado das crianças pequenas



As atividades lúdicas desempenham um papel fundamental no aprendizado das crianças pequenas.
Brincadeiras e jogos oferecem oportunidades para o desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional das crianças, além de ajudar a aprimorar habilidades importantes, como resolução de problemas, criatividade, comunicação e cooperação...


Continuar lendo

Avaliação: 5 | Votos: 02


Blog - Planejamento Infantil

Como planejar atividades ao ar livre para crianças na educação infantil



As atividades ao ar livre são uma ótima opção para estimular o desenvolvimento das crianças na educação infantil. Além de proporcionar momentos de diversão, o contato com a natureza é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos pequenos. Mas como planejar atividades ao ar livre para crianças na educação infantil?
Neste artigo, vamos dar algumas dicas para ajudar nesse processo.


Continuar lendo

Avaliação: 5 | Votos: 10

Depoimento:

Debora S.O. Santos

Obrigada, me ajudou muito.


Blog - Planejamento Infantil

Alimentação saudável para crianças na educação infantil: dicas e orientações



A alimentação saudável é essencial para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças na educação infantil. Uma dieta equilibrada, rica em nutrientes e vitaminas, contribui para o crescimento saudável, previne doenças e melhora o desempenho escolar. No entanto, muitos pais e educadores ainda enfrentam dificuldades para oferecer uma alimentação saudável para as crianças.


Continuar lendo

Avaliação: 5 | Votos: 02

Depoimento:

Arlete Z.Marquês

Ótimo artigo.


Blog - Planejamento Infantil

Jardim 1 e 2 - crianças de 3 a 5 anos de idade



O Jardim 1 e 2 correspondem ao segundo ciclo da Educação Infantil, destinado a crianças de 3 a 5 anos. Nessa fase, as crianças estão em um período importante de desenvolvimento, e é fundamental oferecer atividades que estimulem sua curiosidade, criatividade, imaginação e autonomia.


Continuar lendo

Avaliação: 5 | Votos: 23



Depoimento:

Elionora Batista

Parabéns, quero mais artigos.


Blog - Planejamento Infantil

Oferta do Planejamento Semanal para Berçário



Esta é uma promoção /2021 do PayPal, comprando através do PayPal você tem um desconto de 50% na sua compra, essa oferta é somente para o mês de Agosto, aproveite e compre já seus planejamentos, acesso imediato aos planejamentos.


Berçário

Avaliação: 5 | Votos: 142



Depoimento:

Sandra Oliveira

Adorei, aproveitei a oferta, parabéns.


Blog - Planejamento Infantil

Como trabalhar no Berçario para desenvolver o pedagogico segundo a nova BNCC?


O espaço como potencializado de aprendizagem com crianças tão pequenas.
Segue o vídeo abaixo.


Avaliação: 5 | Votos: 12



Depoimento:

Marina Clara

Conteúdo muito bom. Obrigada por compartilhar.


Blog - Planejamento Infantil

Lançamento da nossa Área de Membros e Fórum



Avaliação: 5 | Votos: 228


Agora o site do Planejamento Infantil conta com uma área exclusiva para Membros com acesso totalmente grátis, para artigos, vídeos, ebooks Grátis, novidades, 4 semanas com atividades diversificadas conforme a BNCC - planejamento para Maternal 1 [1 a 2 anos - crianças bem pequenas]. Pesquisa para Educação Infantil.
O acesso expirou dia 31/07/2021



Depoimento:

Cláudia

Muito interessante para tirar minhas dúvidas, obrigada.


Blog - Planejamento Infantil

Professores contam com jogo online para ensinar matemática e entreter os alunos



Avaliação: 2 | Votos: 12


Para alguns alunos, ir para a escola é uma obrigação e os professores precisam se desdobrar para tornar a aula interessante e garantir que eles aprendam.
Nos últimos anos, a tecnologia vem sendo inserida na sala de aula a fim de despertar o interesse e trazer novos recursos didáticos. Muitas vezes, os resultados são positivos, principalmente quando existe interação.
Com a pandemia, a necessidade de contar com a tecnologia aumentou. Se antes o jogo online para ensinar matemática era um recurso que ficava muitas vezes restrito a sala de aula, agora está presente também na casa dos estudantes.
E não é apenas a matemática que tem utilizado jogos para ajudar no ensino, praticamente todas as matérias já contam com algum recurso que consiga ensinar e divertir ao mesmo tempo.
Por exemplo, o estado de São Paulo tem um game que une educação e cultura e permite que se conheça os patrimônios artístico-culturais do Brasil e dessa forma se faça a ligação com o cotidiano e cultura.
Essa é uma maneira de garantir o aprendizado, pois o simples fato de não estar em uma sala de aula com os métodos mais convencionais de ensino já acaba sendo atrativo e, somado à tecnologia, chama a atenção dos alunos.
Já os professores podem ampliar os métodos de ensino tornando as aulas mais divertidas e trazendo a realidade para dentro da sala de aula.

Jogo online para ensinar matemática



A matemática é uma das matérias que mais gera desconforto entre os alunos e tem um baixo rendimento. Muitas vezes, isso não está relacionado as aulas que os professores oferecem ou baixa qualificação desses, mas existe um preconceito com a matéria.
Outro ponto é que a educação formal no Brasil ainda possui deficiências que impedem que se tenham todos os recursos necessários para garantir um ensino de alta qualidade.
O jogo online para ensinar matemática pretende mudar essa situação, principalmente entre os alunos que estão tendo o contato inicial com a matéria e desenvolvendo as primeiras habilidades.
No ensino fundamental, se os conceitos básicos da matemática não forem aprendidos, a pessoa terá problemas para o resto da vida para lidar com os números.
Jogos online para ensinar matemática como o 99math tem permitido mudar esse cenário, tornando o ensino mais divertido e garantindo um melhor resultado no aprendizado.
Professores que já adotaram esse método dizem que os alunos ficam mais empolgados para as aulas, pois entendem que se trata de um jogo, algo que é divertido e não exerce uma grande pressão.
Fazendo os exercícios da plataforma que condizem com a grade curricular, os alunos acabam aprendendo sem perceber e conseguem fazer contas rapidamente, pois querem ter uma colocação melhor que a dos colegas. O rendimento ao longo do tempo melhora e alunos que tinham dificuldade de aprendizado passam a lidar melhor com a matemática, melhorando as suas notas.
A tecnologia deve ser usada como uma aliada e quando vem em forma de jogo torna o ensino mais divertido, ao mesmo tempo em que os professores conseguem ver os resultados mais rápido.


Acessar o site

Blog - Planejamento Infantil

Atividades Significativas de Aprendizagem



Avaliação: 5 | Votos: 1.230


O site do Planejamento Infantil elaborado especialmente para Educação Infantil. Criado em 2010, tem como objetivos principais auxiliar os professores da Educação Infantil, no desenvolvimento de trabalhos com planejamentos, projetos, artigos, atividades significativas de aprendizagem com crianças das faixas etárias de 0 a 5 anos. Com aproximadamente mais de 163 e-books publicados e distribuídos e 5.000 textos disponíveis gratuitamente, consegue disponibilizar o conteúdo curricular exigido para o ensino básico da Educação Infantil, disponibiliza também um espaço para tirar suas dúvidas sobre como acessar os e-books específicos, notícias atualizadas, conteúdo exclusivo para educadores (coordenação, professores e pais) dicas, orientações e estratégias de ensino.


Berçário


Depoimento:

Maria Fatima

Achei muito útil e interessante parabéns pelo material super recomendo


Blog - Planejamento Infantil

Cinquenta mães cantam em língua de sinais com seus filhos com Síndrome de Down contra o preconceito! Emocionante!



Avaliação: 5 | Votos: 526


Veja a tradução da Música:




Depoimento:

Alvaro Fernando de Angelis

Prezada Professora, quero expressar à Senhora meus agradecimentos, em nome meu e de minha esposa, Professora Cláudia, pedagoga da Educação Infantil, bem como cumprimentar por tão ampla e profunda obra, própria do trabalho de uma grande mestra. Parabéns!!


Blog - Planejamento Infantil

Avaliação na Educação Infantil



Avaliação: 5 | Votos: 125


Critérios para organizar o parecer avaliativo, roteiro de avaliação na Educação Infantil. Este roteiro serve para qualquer faixa etária, pois o desenvolvimento acontece de forma parecida no ser humano.

Continuar lendo...

Outros artigos:

Aprendizagem Matemática em...

Artes Visuais na sala de aula

O ensino da matemática...

Infância e Atualidade

Jogos e Brincadeiras

Metodologia de Ensino

Depoimento:

Naza Gomes

Adorei muito bem elaborados os planos de aula e me ajudou muito a elaborar meus planos de aula!


Blog - Planejamento Infantil

Você já começou a elaborar seu plano de aula?



Avaliação: 5 | Votos: 15


Mais um ano começa, que tal deixar seus planejamentos prontos, podendo assim relaxar e curtir mais tempo com sua família? Eu e minha equipe do Planejamento Infantil estamos trabalhando para que chegue até você os planos de aulas, elaborados com base na Diretriz Curricular Nacional, com muitas atividades para cada turma do Berçário, Maternal 1 e 2, Jardim 1 e 2.

Continuar lendo...


Depoimento:

Maria Fatima

Achei muito útil e interessante parabéns pelo material super recomendo



Blog - Planejamento Infantil

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)



Avaliação: 5 | Votos: 26


Atualmente os currículos e os projetos pedagógicos das instituições, seguem os parâmetros curriculares nacionais, assim como nosso material, pautado no que rege a lei vigente. Quando implantada a Base Nacional Comum Curricular, nossos materiais serão atualizados, você não perde nada adquirindo agora, com seu LOGIN e SENHA você terá todas as mudanças que se farão necessárias para se adequar a lei.

Continuar lendo...


Depoimento:

Andre Silva

Vou aguardar as mudanças.



Blog - Planejamento Infantil

Como fazer tinta caseira e comestível



Avaliação: 5 | Votos: 745


Critérios para organizar o parecer avaliativo, roteiro de avaliação na Educação Infantil. Este roteiro serve para qualquer faixa etária, pois o desenvolvimento acontece de forma parecida no ser humano.

Continuar lendo...


Depoimento:

Regina Célia Failaz Alexandre

Material rico para trabalhar a coordenação motora dos pequenos



Blog - Planejamento Infantil

Um Resumo do Referencial Curricular Nacional



Avaliação: 4.9 | Voto: 5


O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil define dois âmbitos de experiências: Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo. É preciso ressaltar que esta organização possui um caráter instrumental e didático, devendo os professores ter consciência, em sua prática educativa, que a construção de conhecimentos se processa de maneira integrada e global e que há inter-relações entre os diferentes âmbitos a serem trabalhados com as crianças.

Acesse agora mesmo!

Depoimento:

Pamela Brochier

Estou cursando o magistério e amei a pagina e tem varias ideias otimas



Blog - Planejamento Infantil

Uma lista de canais educativos para crianças no YouTube



Avaliação: 4.9 | Votos: 14


Se você tem crianças na família, filhos, sobrinhos ou netos, já deve ter se preocupado com o interesse deles pela internet e os perigos dos assuntos proibidos e inadequados para a infância. A boa notícia é que há ótimos programas educativos criados para os pequenos, que ensinam muitas coisas boas como o respeito ao próximo, alimentação saudável e brincadeiras de criança. Veja uma lista de opções encontradas no youtube:

1. Milly e Molly

São 2 menininhas de 5 anos, muito amigas e apaixonadas por gatos e pela cor amarela. Elas compartilham os mesmos valores e passam muitas lições de confiança e respeito.

2. Galinha Pintadinha

Os vídeos são animados com canções infantis populares, como Sambalelê, Pimpom e Borboletinha, interpretadas pelas animadas galinhas usando elementos visuais lúdicos e didáticos.

3. Telmo e Tula

Esta série educativa tem como objetivo familiarizar as crianças com a cozinha. Telmo e Tula preparam receitas saudáveis para o café da manhã, almoço e sobremesa.

4. O mundo de Alex

O canal conta as aventuras de Alex, garotinho que adora a natureza e come alimentos saudáveis colhidos na horta e preparados pela sua avó.

5. Meu AmigãoZão

São vídeos musicais e animados que contam a história de três crianças de 5 anos: Yuri, Lili, e Matt. Cada um deles tem um ‘amigãozão’: o de Yuri é Golias, um elefante azul muito carinhoso e medroso; a de Lili é Nessa, uma girafa rosa muito alegre que faz amizade com qualquer um; e o de Matt é Bongo, um engraçado canguru verde que adora saltitar por aí.

6. Pocoyo

Pocoyo é um menino brincalhão que vive explorando o mundo ao seu redor, junto com seus animaizinhos coloridos.

7. Ticolicos

Ludi é um boneco que encontra a cada semana, uma resposta para uma pergunta diferente feita pelas crianças, através das redes sociais.

8. Tiny School

O objetivo deste canal é ensinar aos pequeninos as letras do alfabeto, palavras, números e músicas, através de animais coloridos que cantam divertidas canções.

9. Bebê Mais

Com conteúdo voltado para o desenvolvimento de bebês de 0 a 3 anos de idade com cantigas populares.



Depoimento:

Fabiana Oliveira

Cursei o magistério e agora estou cursando pedagogia



Blog - Planejamento Infantil

Planejamento Anual Maternal 1 - Grátis!



Avaliação: 4.8 | Votos: 2450


Acesse grátis! o planejamento anual para Maternal 1.

Acesso online em pdf


Depoimento:

Andressa Cristina

parabéns pelos materiais.


Blog - Planejamento Infantil

Plano de Aula Berçário



Avaliação: 4.9 | Votos: 289


O plano de aula para Berçário 0 a 1 ano, está composto por atividades baseadas nas diretrizes curriculares nacionais..

Continue lendo...


Depoimento:

Monica Regina Fernandes

Precisa ter inovação,mas é bom para ideias,pois procuro muito por atividades decoração diferentes e lembrancinhas


Blog - Planejamento Infantil

Técnicas de Desenho Infantil



Avaliação: 4.9 | Votos: 1140


Acesso GRÁTIS! Artes, construção de brinquedos com papel e técnicas de desenho infantil, as brincadeiras, principalmente na nossa infância nos auxilia a conhecer múltiplas coisas como a memorização..

Continue lendo

Depoimento:

Fernanda Pereira

Ótimo trabalho, amei.


Blog - Planejamento Infantil

A contribuição pedagógica do jogo e da brincadeira na educação infantil



Avaliação: 5 | Votos: 10


Este trabalho tem como objetivo descrever a contribuição pedagógica do jogo e da brincadeira na educação infantil..

Continue lendo

Depoimento:

Sandra Susany

Passando para agradecer os e Books enviados. Maravilhosos!!.


Blog - Planejamento Infantil

Metodologia de ensino e Educação Infantil



Avaliação: 5 | Votos: 10


Algumas Considerações Sobre a Trajetória da Escola Infantil no Brasil.
O presente trabalho se volta a uma análise reflexiva sobre a Proposta Pedagógica utilizada na educação infantil no Brasil..

Continue lendo

Depoimento:

Cristina Stauffer

Recebi o e-mail com o login e senha dos ebooks, exelentes! Obrigada!


Blog - Planejamento Infantil

Tecnologia e Educação



Avaliação: 5 | Votos: 540


Formação de Professores e o Uso Ético das Ferramentas Digitais:
Totalmente Online Grátis em PDF!..

Continue lendo

Depoimento:

Roberta Valdetaro

Meus parabéns pelo trabalho, será de grande valor. Obrigada! com carinho!!!


Blog - Planejamento Infantil

Massinha de modelar comestível



Avaliação: 5 | Votos: 971


Receita de massinha de modelar comestível, massinha de trigo e como fazer massinha colorida..

Continue lendo

Depoimento:

Ana Maria Coelho

Muito bom, materiais maravilhosos.




Quero me inscrever

Blog - Postagens

Jun 02 - Avaliação na Educação Infantil

Mar 18 - Você já começou a elaborar seu plano de aula?

Jan 02 - Como fazer tinta caseira e comestível

Dez - 13 - Um Resumo do Referencial Curricular Nacional



Blog - Categorias

Blog - Index


Artigos



Kit Planejamento Infantil




Acesse o Kit