E-books - Material de Apoio - Kit Planejamento Infantil - Pesquisa para Educação Infantil - Plano para Gestores

Modelo de Projetos

1.Diagnóstico:
Levantamento dos problemas existentes na escola e na comunidade; Idéia do projeto - a idéia nasce do diagnóstico, do levantamento dos problemas da escola, educador, educando, família, comunidade; Políticas pedagógicas que se condensam em estratégias ou programas semanais, mensais, bimestrais, semestrais, anuais - de acordo com o planejamento escolar; Utilização de recursos que se encontram desaproveitados ou não usados; A complementação de outras ações.
Nesta estapa será preciso definir:
Para quem ?
Por quê ?
Recursos ?
Onde ?
Duração
Critérios e Alternativas.

3.Planejamento:
O planejamento do projeto propícia a busca da maximização dos resultados, trazendo benefícios para a escola como um todo.
"O planejamento permite buscar formas adequadas e racionais para se alcançarem os objetivos desejados, o que não determina uma rota única, rígida, dogmática, mas a busca de caminhos facilitadores, ecléticos, para o alcance dos objetivos propostos."

4.Avaliação:
O estabelecimento de critérios claros e precisos - A observação, acompanhamento de todo o processo, de toda a produção dos educandos - A análise das produções dos educandos, considerando-se suas concepções prévias, ou seja, o seu nível de conhecimento, considerando-se o todo de sua produção individual e em grupos, registros, textos, cadernos, trabalhos de pesquisa, seminários, etc. - A auto-avaliação deve fazer parte do processo.
A avaliação deve:
Apresentar atividades contextualizadas.
Abordar problemas complexos.
Utilizar todos os recursos possíveis.
"Projetos apóia-se no verbo "projetar" que, entre outros, tem o significado de estender, prolongar, continuar, espichar.
Projeto é, pois, ação continuada, sem final em si mesma e, possivelmente, provocadora de novas ações. Evidentemente todo projeto inclui o novo, o diferente, possuindo, em seu íntimo, por um lado certa dose de crítica ao presente, por outro, certa dose de utopia a ser alcançada.(...) Projeto requer dois sentimentos: paciência e persistência (...)"
(Paulo Afonso Ronca)





E-books - Planejamento a partir de Projetos - Planejamento Semanal Berçário - Maternal I e II - Jardim I e II

Projeto Pedagógico

2.Objetivos:
Objetivos de mudança - após a análise do contexto interno e externo, das necessidades, dos problemas da escola, dos educadores e educandos, e até mesmo da comunidade, se faz necessário delinear planos de interveção preventivos ou corretivos. Questionamentos, discussões, debates fazem parte desse momento. Em que precisamos mudar ?
Nossas crenças ?
Mossa metodologia ?
Quais são nossos objetivos a curto, médio e longo prazo ?
Estando claras as razões que justificam as mudanças, os opositores passam a ser contribuidores , e frases como estas: "muita teoria, pouca prática", "no papel é fácil, quero ver fazer" paulatinamente são eliminadas.
Objetivos de capacitação - Com que perfil de educador a escola pretende garantir os resultados esperados pelo planejamento de projetos ? Qual o perfil do educando/educador necessário para o enfrentamento dos novos tempos ?
Como são ?
Como deverão ser ?
Os projetos devidamente planejados levam a situações inesperadas, inovadoras, que promovem a adaptação, reformulação dos seus participantes, pois:
no percurso, deficiências da equipe são apontadas promovendo integração de objetivos, espírito de busca, de cooperação, de integração, de troca de experiências, etc...
desperta a motivação, o entusiasmo, por meio do desenvolvimento de novos conhecimentos, técnicas, modificando hábitos enraizados, inadequados. É necessário repensar a escola e seu sistema administrativo-pedagógico para adequá-la aos novos tempos, às novas exigências.



Exemplo do E-book - Projetos

Exemplo Planejamento a partir de Projetos

Projetos para educação infantil, projeto pedagógico, projeto educação infantil, projetos infantil, projetos na educação infantil.



Material de Apoio
Pacote Kit Planejamento Infantil