BNCC

Me formei em pedagogia e agora, entenda como planejar atividades de acordo com bncc na educação infantil


A frustração faz parte da vida de todos nós.
As coisas não saem sempre da forma que planejamos, na verdade, na maioria das vezes precisamos redesenhar o plano inicial.
Isso acontece porque a vida está sempre em movimento e tudo pode acontecer.
Sempre esteve bem claro que um bom profissional deve estar sempre atualizado em sua profissão, ou seja, nunca deve parar de estudar, seja lendo livros, artigos, notícias, ou até mesmo dando continuidade no âmbito acadêmico.
Vai começar. Você estudou anos para isto.
Nada poderá substituir a experiência de enfrentar uma turma pela primeira vez, olhinhos colocados sobre você, a faculdade antecipa pouco essa experiência real, onde eu enfio Piaget e Vigotsky? Aí que o planejamento infantil vem ao seu encontro, para ajudar você, como planejar suas aulas baseadas nas diretrizes nacionais e na sua praticidade da elaboração de seu plano de aula para educação infantil.

Resumo da BNCC 2023


O que é a Base Nacional Comum Curricular
A BNCC é um documento que define as habilidades essenciais para todos os alunos da educação Básica.
A Base estabelece que a Educação Infantil é uma etapa essencial para a construção da identidade e da subjetividade das crianças.
A BNCC não determina como ensinar, mas o que ensinar. Cada escola e cada rede deverá, dentro de seu currículo e PPP, definir como irá trabalhar as diversidades locais.
Estabelece seis direitos de aprendizagem.
. Conviver
. Brincar
. Partcipar
. Explorar
. Expressar
. Conhecer-se
O que muda da BNCC para o RCNEI e o DCNEI
RCNEI [1998] estabelece o que deve ser ensinado e é organizado em eixos: Identidade e autonomia, Conhecimento do mundo Natureza/sociedade, Linguagem oral e escrita, Música, Matemática, Artes visuais.
Representou um avançado para a época, porém, era mais como uma orientação dos conteúdos e objetivos de aprendizagem.
Já as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil [DCNEI], de 2009, mostraram um avanço na direção de colocar a criança como protagonista.
Tem foco nas interação e na brincadeira como eixos estruturantes, além de considerar os princípios éticos, políticos e estéticos para nortear a produção do conhecimento.
O que a Base propões para as crianças:
Reforça que o cuidar está integrado às ações de conhecer e explorar o mundo. Estabelece que a formação de vínculos proporciona segurança afetiva para a criança construir conhecimentos com o mundo e desenvolver autonomia. Incentiva a autonomia, que permite que a criança em frente e supere obstáculos. Crianças ficam no centro do processo. Mesmo em atividades dirigidas, todas devem ter tempo e espaço para serem ativas. O professor deve planejar cuidadosamente momentos de livre exploração. Propõe a instituição de uma rotina para transmitir a sensação de segurança e ajuda no desenvolvimento de autonomia. Estabelece "seis direitos de aprendizagem" e "cinco campos de experiência" para a Educação Infantil, que indicam quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva.

Vamos ver um resumo em 1 minuto?

Os seis direitos de aprendizagem
1.Conviver
Como garantir esses direito: promovendo situações em que os pequenos possam brincar e interagir com os colegas e se envolver em experiências diversas de convivências em grupo, como organização dos ambientes.
É educar a criança para pensar no outro.
2.Brincar
Como garantir esse direito: brincadeiras são essenciais e devem estar presentes intensamente na rotina da criança, porém, segundo a Base, devem ser enriquecidas e planejadas pelos professores.
3.Participar
Como garantir esse direito: o importante é envolver as crianças em todas as etapas das brincadeiras e das atividades, permitindo que elas ajudem a decidir como será a estrutura, quais materiais serão usados, etc.
4.Explorar
Como garantir esse direito: permitindo que as crianças explorem sozinhas diferentes materiais e elementos simbólicos, como música e histórias.
5.Expressar
Como garantir esse direito: rodas de conversar são imprescindíveis. Além disso, é interessante, por exemplo, criar conselhos e assembleias em que os pequenos votam e argumentam sobre decisões que afetam o coletivo ajudam nessa tarefa.
6.Conhecer-se
Como garantir esse direito: momentos do banho, da alimentação e de troca de fraldas são ricos para essa aprendizagem: ao sentir-se cuidado e ao aprender a cuidar de si, a criança desperta a consciência sobre seu corpo, por exemplo.

Os cincos campos de experiência
1.Eu, o outro e o nós.
2.Corpo, gestos e movimentos.
3.Traços, sons, cores e formas.
4.Escuta, fala, pensamento e imaginação.
5.Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Os campos de Experiências e os objetivos não têm carácter de currículo, mas servem para auxiliar o professor a planejar atividades com maior clareza do que deve ser desenvolvido em cada fase.

Dentro dos Campos há objetivos de aprendizagem que são divididos em três grupos etários:

Bebês
Berçário, 0 a 1 ano.

Crianças bem pequenas
Maternal 1 e 2, 1 a 3 anos.

Crianças pequenas
Jardim 1 e 2, 3 a 5 anos.

Campos de Experiência


1.O eu, o outro e o nós
Destaca experiências relacionadas à construção da identidade e da subjetividade, construção de relações permeadas por interações positivas, vínculos profundos e estáveis com os professores e os colegas.

2.Corpo, gestos e movimentos
Releva a importância de que as crianças devem viver experiências com diferentes linguagens, como a dança e a música. Coloca ênfase nas experiências que estimulam a exploração do espaço com o corpo e diferentes formas de movimentos.

3.Traços, sons, cores e formas
Realça as experiências com as diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, e que promovam a sensibilidade investigativa da criança. Valoriza a ampliação do reportório musical e a exploração de diferentes objetos musicais.

4.Escuta, fala, pensamento e imaginação
Realça as experiências com a linguagem oral como as conversas e cantigas. Incentiva experiências como a leitura de histórias e, ainda, à linguagem escrita, convidando a criança a conhecer os detalhes do texto e das imagens e a ter contato com os personagens e imaginar cenários.

5.Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações
Ênfase está nas experiências para construção de noções espaciais e em relação ao tempo, de ordem temporal e histórica. As crianças devem entender que os números são recursos para representar quantidades. É importante favorecer a construção de noções relacionadas à transformação de materiais, objetivos, e situações que aproximam as crianças da ideia de causalidade.


Planejamento da educação infantil de acordo com a bncc


VEJA MAIS...Acesse aos Planos de Atividades para Berçário - Maternal 1 e 2 - Jardim 1 e 2 de acordo com a BNCC


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